Women's Kairos Business - WKB

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Marketing É...

  • A identificação das necessidades e desejos dos clientes, proporcionando-lhes a oferta de benefícios;
  • Diferenciação através da criação e agregação de valor ás ofertas aos clientes;
  • Antecipação de demandas (P&D – Pesquisa e desenvolvimento);
  • Posicionamento e imagem perante o mercado;
  • Personalização das ofertas;
  • Fidelização de clientes;
  • Criação e sustentação de diferenciais competitivos em relação ao mercado.
Eu definiria Marketing da seguinte forma: É um processo social e gerencial. Consiste na habilidade de observação constante necessidades do mercado e do cliente, como fonte de inspiração para concepção de novos produtos ou processos e apropriá-los no mercado.

Infelizmente, corre a informação de uma visão distorcida sobre marketing, associando-o apenas ao subprocesso de propaganda (comunicação da imagem). Vale lembrar que o processo de propaganda representaria apenas 10% e os demais 90% do marketing ocorre nos bastidores. Para piorar ainda mais, muitas pessoas quando ouvem a palavra marketing ativam em suas conexões cognitivas os seguintes adjetivos: “enrolação”, engabelador, enganação e os demais derivados – como se fosse uma metodologia para ludibriar as pessoas e esconder os defeitos de um produto. Cabe refletirmos que na vida existe: o joio entre o trigo, a lebre e o coelho, o bem e o mal, o empreendedorismo do bem e do mal. Você escolhe em que lado quer ficar.

O marketing poderia ser comparado com uma antena, que visa captar as tendências e comportamentos, contempla os seguintes conceitos: as
  1. As necessidades, desejos e demandas;
  2. Produtos (bens, serviços e idéias);
  3. Valor, custo e satisfação;
  4. Troca e Transações;
  5. Relacionamentos e redes;
  6. Mercados;
  7. Empresas, consumidores e potenciais

0 comentários:

Postar um comentário