Marketing É...
- A identificação das necessidades e desejos dos clientes, proporcionando-lhes a oferta de benefícios;
- Diferenciação através da criação e agregação de valor ás ofertas aos clientes;
- Antecipação de demandas (P&D – Pesquisa e desenvolvimento);
- Posicionamento e imagem perante o mercado;
- Personalização das ofertas;
- Fidelização de clientes;
- Criação e sustentação de diferenciais competitivos em relação ao mercado.
Eu definiria Marketing da seguinte forma: É um processo social e gerencial. Consiste na habilidade de observação constante necessidades do mercado e do cliente, como fonte de inspiração para concepção de novos produtos ou processos e apropriá-los no mercado.
Infelizmente, corre a informação de uma visão distorcida sobre marketing, associando-o apenas ao subprocesso de propaganda (comunicação da imagem). Vale lembrar que o processo de propaganda representaria apenas 10% e os demais 90% do marketing ocorre nos bastidores. Para piorar ainda mais, muitas pessoas quando ouvem a palavra marketing ativam em suas conexões cognitivas os seguintes adjetivos: “enrolação”, engabelador, enganação e os demais derivados – como se fosse uma metodologia para ludibriar as pessoas e esconder os defeitos de um produto. Cabe refletirmos que na vida existe: o joio entre o trigo, a lebre e o coelho, o bem e o mal, o empreendedorismo do bem e do mal. Você escolhe em que lado quer ficar.
O marketing poderia ser comparado com uma antena, que visa captar as tendências e comportamentos, contempla os seguintes conceitos: as
- As necessidades, desejos e demandas;
- Produtos (bens, serviços e idéias);
- Valor, custo e satisfação;
- Troca e Transações;
- Relacionamentos e redes;
- Mercados;
- Empresas, consumidores e potenciais

0 comentários:
Postar um comentário